EQUIPE
conselho internacional
Aida Garcia Naranjo
presidenta
Educadora, cientista política, pesquisadora social e política, especialista em gênero, em captação de recursos multilaterais e bilaterais, além de ser promotora cultural.
Foi Embaixadora do Peru na República Oriental do Uruguai, representante do Peru na Associação Latino-americana de Integração (ALADI) e no MERCOSUL, foi presidenta do Comitê de Representantes da ALADI e Ministra da Mulher e do Desenvolvimento.
Valeria Chiavetta
Licenciada em Serviço Social, professora no Departamento de Práticas de Serviço Social e docente da Cátedra. Eletiva de Direitos Humanos da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina.
É presidenta da Associação Ecumênica de Cuyo, coordenadora do Projeto Migrantes da Associação Ecumênica de Cuyo e coordenadora nacional argentina do Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS).
Alfonso Ramiro Hinojosa Gordonava
Sociólogo, mestre em Ciências Sociais com especialidade em Antropologia. Membro fundador da Rede Sem Fronteiras. Membro do Grupo de Trabalho sobre Migração e Cultura CLACSO (Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais).
Professor e pesquisador convidado do Instituto de Pesquisa, Interação e Pós-graduação da Carreira de Serviço Social da UMSA. Pesquisador da temática migratória para instituições como PIEB (Programa de Investigação Estratégica de Bolivia), CESU (Centro Universitário de Estudos Superiores), defensor do povo. Membro do CEDLA (Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Trabalho e Agrário), Coordenador da Mulher, Oxfam Bolívia e da Fundação pela Paz.
Carolina Huatay
Comunicadora Social com habilitação em jornalismo no Peru, possui especialização em migração, cidadania, direitos humanos, direitos ESC e políticas públicas do Brasil, Chile, Costa Rica e México. Foi Coordenadora do Programa de Gênero do Observatório Interamericano de Migrações, Coordenadora do Programa Social para Migrantes do Consulado do Peru, em Santiago do Chile, Coordenadora do Programa de Migrantes do Município de Recoleta, Chefe da Unidade de Apoio à Família do Ministério do Desenvolvimento Social, com diversos projetos de migração e integração para o Ministério da Educação e várias Intendências, Universidades e RSE. Ela também publicou vários artigos sobre gênero, redes e cidadania, entre outras, em vários países. Atualmente é coordenadora do Programa Andino de Dignidade Humana – PROANDES, Chile Capítulo do Grito dos Excluídos e AssessoraTécnica do Escritório do Migrante da Prefeitura de Santiago.
Paulo Illes
Representante Externo da Organização para Uma Cidadania Universal - O.C.U, com sede em Paris, Coordenador da Rede Sem Fronteiras, Sócio Fundador e Presidente do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante - CDHIC, Sócio Fundador e Membro do Conselho da Diáspora Sem Fronteiras, Membro do Conselho Estadual da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Membro do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial de Migração (FSMM) e dos Fóruns Regionais de Migração: Europas e Américas. Foi coordenador de Políticas para Migrantes na Coordenadoria de Políticas para Migrantes na Prefeitura de São Paulo. Em 2008, recebeu o Prêmio Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos. Cursou História e Filosofia pela Faculdade Vicentina de Filosofia de Curitiba.
Adriana Fadel
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), Especialista em Direitos Humanos e Políticas Públicas sobre Migração e Proteção de Refugiados pela Fundación Henry Dunant América Latina (Chile), Mestrado em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavide e Doutoranda em Ciências Jurídicas e Políticas pela mesma Universidade. Trajetória laboral com experiências de trabalho em território e investigações na Argentina, Brasil e Espanha.
conselho diretor
Luiz Bassegio
Diretor Presidente
Sociólogo, secretário-executivo do Grito dos Excluídos Continental, presidente do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, foi assessor da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes, fundador de vários institutos e centros de estudos, de acolhimento e de atendimento a migrantes e refugiados no Brasil.
José Lindomar Coelho Albuquerque
Conselho Fiscal
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará em 2005, realizou estágios de pós-doutorado na Universidad Pablo de Olivide (UPO), em Sevilha (de dezembro de 2010 a março de 2011) e na Universidad Complutense de Madrid (de outubro de 2015 a setembro de 2016).
É professor da área de Sociologia no curso de graduação e mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordena o Laboratório de Pesquisa em Migração, Nação e Fronteiras na UNIFESP. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia Política e Sociologia da Cultura. Atua principalmente nos temas: estado, migração, identidade, nação, fronteiras e pensamento social brasileiro.
Bela Feldman-Bianco
Conselho Fiscal
PhD em Antropologia pela Universidade da Colômbia, com pós-doutorado em História pela Yale University. É professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, diretora associada do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI) da UNICAMP. Atualmente coordena o Comitê de Migrações e Deslocamentos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e é conselheira do Conselho Nacional da Imigração (CNIg/ Ministério do Trabalho do Brasil), donde representa a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outras atividades.
Rafaela Oliveira Ludolf da Silva
Conselho Fiscal
Internacionalista, Especialista em Gestão de Projetos (FGV), Mestre e cursando o Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano (Unifacs). Coordenadora da Cátedra Sérgio Viera de Mello - ACNUR / Unifacs e também do Centro de Serviços ao Migrante. Professora no curso de graduação em Relações Internacionais da Unifacs. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em "Política e Epistemes"; atualmente pesquisando temas relacionados a Relações Internacionais; Direitos Humanos; Migrações e Refúgio.
ARTICULAÇÃO RSF EUROPA
Cyntia de Paula
Coordenação Política Europa
Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Mestre em Psicologia Comunitária pelo ISPA - Portugal. Presidente da Casa do Brasil de Lisboa e coordenadora do departamento de intervenção social da associação. É Conselheira suplente eleita em representação da comunidade brasileira no Conselho para as Migrações do Alto Comissariado para as Migrações de Portugal e Coordenadora Política da Rede Sem Fronteiras na Europa. Feminista e ativista pelos direitos das pessoas migrantes.
Maria Badet Souza
Helena Schimitz
Helena Schimitz é Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo e doutoranda em Sociologia pelo ISCTE-Lisboa. Foi a primeira mulher a representar o Brasil no AVP World Gathering no Nepal onde foi indicada e eleita representante Latino America junto ao Comitê Internacional de Coordenação AVP. Integrou equipe que levou AVP à Moçambique formando os primeiros facilitadores do país, e é a responsável por implementar a metodologia em Portugal. Atualmente é Gestora de Projetos na Associação Diáspora Sem Fronteiras, pesquisa e coordena ações sociais ligadas a temas como juventudes, violências e educação.
secretaria executiva
Patricia Gainza
Patricia Gainza, uruguaia e mexicana, é socióloga (UV, México), especialista em políticas públicas e direitos humanos e artista plástica. Possui mestrado em Sociedade e Desenvolvimento (Udelar, Uruguai) e diploma em Racismo e Xenofobia (UNAM, México). Coordenou a Área de Direitos Humanos do Ministério do Desenvolvimento Social (Uruguai) de 2010 a 2018 onde atuou em políticas públicas relacionadas a direitos econômicos, sociais e culturais (DESC), gênero e diversidade sexual, políticas antirracistas e migrações. Colaborou profissionalmente com diversas instituições como Amigos da Terra Internacional (FOeI), Conselho Nacional para Prevenir a Discriminação (Conapred, México), Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH, Argentina), OIM, UNESCO, UNICEF, OEI e prestou assessoria técnica aos governos da Argentina, Cuba, México e Uruguai. É cofundadora da organização regional Redes Sem Fronteiras (RSF, Brasil). Nos últimos dois anos, coordenou o Diagnóstico de Gênero da Administração Nacional de Educação Pública (ANEP, Uruguai). Atualmente trabalha como consultora independente.
Isabella Roberta da Silva
Diretora Executiva
Florencia Salmuni
Florencia Salmuni Mestre é doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência em gestão e coordenação de projetos sociais; trabalha com a articulação entre sociedade civil, entidades internacionais e órgãos governamentais. Participou como consultora e produziu material de formação para organizações sociais a nível local e internacional.
Consultora
VOLUNTARiES que contribuem ou já contribuíram com a RSF
Danielle Puires de souza
Luciana Landgraf castelo branco
clara piazza
Jéssica cunha de medeiros
Fabiane cristina silva mesquita
Mary jaqueline restrepo díez
Bertille Paquet
Fabiane Mesquita
Marcela França da Costa
Libertad valentina garcia
letícia diniz nogueira
tali pires de almeida
hendy ferreira ribeiro pinto
letícia ramos xavier régis
Mariana Martins Silva
Vivianne Rodrigues Chagas
Willemjan Vandenplas