top of page
Artboard 33.png
Artboard 44-.png

EQUIPE

conselho internacional

image6.png

Aida Garcia Naranjo

presidenta

Educadora, cientista política, pesquisadora social e política, especialista em gênero, em captação de recursos multilaterais e bilaterais, além de ser promotora cultural.

Foi Embaixadora do Peru na República Oriental do Uruguai, representante do Peru na Associação Latino-americana de Integração (ALADI) e no MERCOSUL, foi presidenta do Comitê de Representantes da ALADI e Ministra da Mulher e do Desenvolvimento.

image1.png

Valeria Chiavetta

Licenciada em Serviço Social, professora no Departamento de Práticas de Serviço Social e docente da Cátedra. Eletiva de Direitos Humanos da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina.

É presidenta da Associação Ecumênica de Cuyo, coordenadora do Projeto Migrantes da Associação Ecumênica de Cuyo e coordenadora nacional argentina do Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS).

image7.png

Alfonso Ramiro Hinojosa Gordonava

Sociólogo, mestre em Ciências Sociais com especialidade em Antropologia. Membro fundador da Rede Sem Fronteiras. Membro do Grupo de Trabalho sobre Migração e Cultura CLACSO (Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais).

Professor e pesquisador convidado do Instituto de Pesquisa, Interação e Pós-graduação da Carreira de Serviço Social da UMSA. Pesquisador da temática migratória para instituições como PIEB (Programa de Investigação Estratégica de Bolivia), CESU (Centro Universitário de Estudos Superiores), defensor do povo. Membro do CEDLA (Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Trabalho e Agrário), Coordenador da Mulher, Oxfam Bolívia e da Fundação pela Paz.

image2.png

Carolina Huatay

Comunicadora Social com habilitação em jornalismo no Peru, possui especialização em migração, cidadania, direitos humanos, direitos ESC e políticas públicas do Brasil, Chile, Costa Rica e México. Foi Coordenadora do Programa de Gênero do Observatório Interamericano de Migrações, Coordenadora do Programa Social para Migrantes do Consulado do Peru, em Santiago do Chile, Coordenadora do Programa de Migrantes do Município de Recoleta, Chefe da Unidade de Apoio à Família do Ministério do Desenvolvimento Social, com diversos projetos de migração e integração para o Ministério da Educação e várias Intendências, Universidades e RSE. Ela também publicou vários artigos sobre gênero, redes e cidadania, entre outras, em vários países. Atualmente é coordenadora do Programa Andino de Dignidade Humana – PROANDES, Chile Capítulo do Grito dos Excluídos e AssessoraTécnica do Escritório do Migrante da Prefeitura de Santiago.

image3.png

Paulo Illes

Representante Externo da Organização para Uma Cidadania Universal - O.C.U, com sede em Paris, Coordenador da Rede Sem Fronteiras, Sócio Fundador e Presidente do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante - CDHIC, Sócio Fundador e Membro do Conselho da Diáspora Sem Fronteiras, Membro do Conselho Estadual da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Membro do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial de Migração (FSMM) e dos Fóruns Regionais de Migração: Europas e Américas. Foi coordenador de Políticas para Migrantes na Coordenadoria  de Políticas para Migrantes na Prefeitura de São Paulo. Em 2008, recebeu o Prêmio Jaime Wright de Promotores da Paz e dos  Direitos Humanos. Cursou História e Filosofia pela Faculdade Vicentina de Filosofia de Curitiba. 

image9.png

Adriana Fadel

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), Especialista em Direitos Humanos e Políticas Públicas sobre Migração e Proteção de Refugiados pela Fundación Henry Dunant América Latina (Chile), Mestrado em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavide e Doutoranda em Ciências Jurídicas e Políticas pela mesma Universidade. Trajetória laboral com experiências de trabalho em território e investigações na Argentina, Brasil e Espanha.

conselho internacional

conselho diretor

image3.png

Luiz Bassegio

Diretor Presidente

Sociólogo, secretário-executivo do Grito dos Excluídos Continental, presidente do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, foi assessor da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes, fundador de vários institutos e centros de estudos, de acolhimento e de atendimento a migrantes e refugiados no Brasil.

image2.png

José Lindomar Coelho Albuquerque

Conselho Fiscal

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará em 2005, realizou estágios de pós-doutorado na Universidad Pablo de Olivide (UPO), em Sevilha (de dezembro de 2010 a março de 2011) e na Universidad Complutense de Madrid (de outubro de 2015 a setembro de 2016).

É professor da área de Sociologia no curso de graduação e mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordena o Laboratório de Pesquisa em Migração, Nação e Fronteiras na UNIFESP. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia Política e Sociologia da Cultura. Atua principalmente nos temas: estado, migração, identidade, nação, fronteiras e pensamento social brasileiro.

image5.png

Bela Feldman-Bianco

Conselho Fiscal

PhD em Antropologia pela Universidade da Colômbia, com pós-doutorado em História pela Yale University. É professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, diretora associada do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI) da UNICAMP. Atualmente coordena o Comitê de Migrações e Deslocamentos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e é conselheira do Conselho Nacional da Imigração (CNIg/ Ministério do Trabalho do Brasil), donde representa a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outras atividades.

image4.jpg

Rafaela Oliveira Ludolf da Silva

Conselho Fiscal

Internacionalista, Especialista em Gestão de Projetos (FGV), Mestre e cursando o Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano (Unifacs). Coordenadora da Cátedra Sérgio Viera de Mello - ACNUR / Unifacs e também do Centro de Serviços ao Migrante. Professora no curso de graduação em Relações Internacionais da Unifacs. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em "Política e Epistemes"; atualmente pesquisando temas relacionados a Relações Internacionais; Direitos Humanos; Migrações e Refúgio. 

conselho direto

ARTICULAÇÃO RSF EUROPA

image1.png

Cyntia de Paula

Coordenação Política Europa

Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Mestre em Psicologia Comunitária pelo ISPA - Portugal. Presidente da Casa do Brasil de Lisboa e coordenadora do departamento de intervenção social da associação. É Conselheira suplente eleita em representação da comunidade brasileira no Conselho para as Migrações do Alto Comissariado para as Migrações de Portugal e Coordenadora Política da Rede Sem Fronteiras na Europa. Feminista e ativista pelos direitos das pessoas migrantes.

image4.png

Maria Badet Souza

image7.png

Helena Schimitz

Helena Schimitz é Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo e doutoranda em Sociologia pelo ISCTE-Lisboa. Foi a primeira mulher a representar o Brasil no AVP World Gathering no Nepal onde foi indicada e eleita representante Latino America junto ao Comitê Internacional de Coordenação AVP. Integrou equipe que levou AVP à Moçambique formando os primeiros facilitadores do país, e é a responsável por implementar a metodologia em Portugal. Atualmente é Gestora de Projetos na Associação Diáspora Sem Fronteiras, pesquisa  e coordena ações sociais ligadas a temas como juventudes, violências e educação.

equipe europa

secretaria executiva

image4.png

Patricia Gainza

Patricia Gainza, uruguaia e mexicana, é socióloga (UV, México), especialista em políticas públicas e direitos humanos e artista plástica. Possui mestrado em Sociedade e Desenvolvimento (Udelar, Uruguai) e diploma em Racismo e Xenofobia (UNAM, México). Coordenou a Área de Direitos Humanos do Ministério do Desenvolvimento Social (Uruguai) de 2010 a 2018 onde atuou em políticas públicas relacionadas a direitos econômicos, sociais e culturais (DESC), gênero e diversidade sexual, políticas antirracistas e migrações. Colaborou profissionalmente com diversas instituições como Amigos da Terra Internacional (FOeI), Conselho Nacional para Prevenir a Discriminação (Conapred, México), Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH, Argentina), OIM, UNESCO, UNICEF, OEI e prestou assessoria técnica aos governos da Argentina, Cuba, México e Uruguai. É cofundadora da organização regional Redes Sem Fronteiras (RSF, Brasil). Nos últimos dois anos, coordenou o Diagnóstico de Gênero da Administração Nacional de Educação Pública (ANEP, Uruguai). Atualmente trabalha como consultora independente.

file.jpg

Isabella Roberta da Silva

Diretora Executiva

16.jpg

Florencia Salmuni

Florencia Salmuni Mestre é doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência em gestão e coordenação de projetos sociais; trabalha com a articulação entre sociedade civil, entidades internacionais e órgãos governamentais. Participou como consultora e produziu material de formação para organizações sociais a nível local e internacional.

Consultora

secretaria
voluntarios

VOLUNTARiES que contribuem ou já contribuíram com a RSF

Danielle Puires de souza

Luciana Landgraf castelo branco

clara piazza

Jéssica cunha de medeiros

Fabiane cristina silva mesquita

Mary jaqueline restrepo díez

Bertille Paquet

Fabiane Mesquita

Marcela França da Costa

Libertad valentina garcia

letícia diniz nogueira

tali pires de almeida

hendy ferreira ribeiro pinto

letícia ramos xavier régis

Mariana Martins Silva

Vivianne Rodrigues Chagas

Willemjan Vandenplas

bottom of page