Artboard 33.png
Artboard 44-.png

EQUIPE

conselho internacional

image6.png

Aida Garcia Naranjo

presidenta

Educadora, cientista política, pesquisadora social e política, especialista em gênero, em captação de recursos multilaterais e bilaterais, além de ser promotora cultural.

Foi Embaixadora do Peru na República Oriental do Uruguai, representante do Peru na Associação Latino-americana de Integração (ALADI) e no MERCOSUL, foi presidenta do Comitê de Representantes da ALADI e Ministra da Mulher e do Desenvolvimento.

image1.png

Valeria Chiavetta

Licenciada em Serviço Social, professora no Departamento de Práticas de Serviço Social e docente da Cátedra. Eletiva de Direitos Humanos da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina.

É presidenta da Associação Ecumênica de Cuyo, coordenadora do Projeto Migrantes da Associação Ecumênica de Cuyo e coordenadora nacional argentina do Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS).

image4.png

Patricia Gainza

Patricia Gainza, uruguaia e mexicana, é socióloga (UV, México), especialista em políticas públicas e direitos humanos e artista plástica. Possui mestrado em Sociedade e Desenvolvimento (Udelar, Uruguai) e diploma em Racismo e Xenofobia (UNAM, México). Coordenou a Área de Direitos Humanos do Ministério do Desenvolvimento Social (Uruguai) de 2010 a 2018 onde atuou em políticas públicas relacionadas a direitos econômicos, sociais e culturais (DESC), gênero e diversidade sexual, políticas antirracistas e migrações. Colaborou profissionalmente com diversas instituições como Amigos da Terra Internacional (FOeI), Conselho Nacional para Prevenir a Discriminação (Conapred, México), Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH, Argentina), OIM, UNESCO, UNICEF, OEI e prestou assessoria técnica aos governos da Argentina, Cuba, México e Uruguai. É cofundadora da organização regional Redes Sem Fronteiras (RSF, Brasil). Nos últimos dois anos, coordenou o Diagnóstico de Gênero da Administração Nacional de Educação Pública (ANEP, Uruguai). Atualmente trabalha como consultora independente.

image7.png

Alfonso Ramiro Hinojosa Gordonava

Sociólogo, mestre em Ciências Sociais com especialidade em Antropologia. Membro fundador da Rede Sem Fronteiras. Membro do Grupo de Trabalho sobre Migração e Cultura CLACSO (Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais).

Professor e pesquisador convidado do Instituto de Pesquisa, Interação e Pós-graduação da Carreira de Serviço Social da UMSA. Pesquisador da temática migratória para instituições como PIEB (Programa de Investigação Estratégica de Bolivia), CESU (Centro Universitário de Estudos Superiores), defensor do povo. Membro do CEDLA (Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Trabalho e Agrário), Coordenador da Mulher, Oxfam Bolívia e da Fundação pela Paz.

image2.png

Carolina Huatay

Comunicadora Social com habilitação em jornalismo no Peru, possui especialização em migração, cidadania, direitos humanos, direitos ESC e políticas públicas do Brasil, Chile, Costa Rica e México. Foi Coordenadora do Programa de Gênero do Observatório Interamericano de Migrações, Coordenadora do Programa Social para Migrantes do Consulado do Peru, em Santiago do Chile, Coordenadora do Programa de Migrantes do Município de Recoleta, Chefe da Unidade de Apoio à Família do Ministério do Desenvolvimento Social, com diversos projetos de migração e integração para o Ministério da Educação e várias Intendências, Universidades e RSE. Ela também publicou vários artigos sobre gênero, redes e cidadania, entre outras, em vários países. Atualmente é coordenadora do Programa Andino de Dignidade Humana – PROANDES, Chile Capítulo do Grito dos Excluídos e AssessoraTécnica do Escritório do Migrante da Prefeitura de Santiago.

image5.png

Valeria España

Advogada pela Universidade Nacional Autônoma do México, Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Universidade Nacional de Lanús em Buenos Aires, na Argentina, e doutoranda pela mesma universidade. É professora convidada no Departamento de Direitos Humanos e na cadeira opcional de Direito e Gênero, é colunista do jornal La Diaria e membro do Conselho Consultivo da Suplemento Incorrecta. Trabalhou como consultora externa para diversos organismos internacionais, como o Instituto de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Mercosul, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Organização Internacional para as Migrações, entre outros.

image3.png

Leonardo Polloni Agar

Licenciado em Sociologia, pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade La República. Profissional fundador da Oficina Migrante, Município de Santiago, autor de um plano de regularização de crianças migrantes em escolas públicas, “La Escuela Somos Todos”. Co-Elaboração do projeto “Mediadores Interculturais de Bairro, Ministério do Desenvolvimento Social”. Autor e coordenador do projeto “Somos todos migrantes; apoio à integração da migração andina para o Chile”.

image9.png

Adriana Fadel

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), Especialista em Direitos Humanos e Políticas Públicas sobre Migração e Proteção de Refugiados pela Fundación Henry Dunant América Latina (Chile), Mestrado em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavide e Doutoranda em Ciências Jurídicas e Políticas pela mesma Universidade. Trajetória laboral com experiências de trabalho em território e investigações na Argentina, Brasil e Espanha.

 

conselho diretor

image3.png

Luiz Bassegio

Diretor Presidente

Sociólogo, secretário-executivo do Grito dos Excluídos Continental, presidente do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, foi assessor da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes, fundador de vários institutos e centros de estudos, de acolhimento e de atendimento a migrantes e refugiados no Brasil.

image2.png

José Lindomar Coelho Albuquerque

Conselho Fiscal

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará em 2005, realizou estágios de pós-doutorado na Universidad Pablo de Olivide (UPO), em Sevilha (de dezembro de 2010 a março de 2011) e na Universidad Complutense de Madrid (de outubro de 2015 a setembro de 2016).

É professor da área de Sociologia no curso de graduação e mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordena o Laboratório de Pesquisa em Migração, Nação e Fronteiras na UNIFESP. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia Política e Sociologia da Cultura. Atua principalmente nos temas: estado, migração, identidade, nação, fronteiras e pensamento social brasileiro.

image5.png

Bela Feldman-Bianco

Conselho Fiscal

PhD em Antropologia pela Universidade da Colômbia, com pós-doutorado em História pela Yale University. É professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, diretora associada do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI) da UNICAMP. Atualmente coordena o Comitê de Migrações e Deslocamentos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e é conselheira do Conselho Nacional da Imigração (CNIg/ Ministério do Trabalho do Brasil), donde representa a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outras atividades.

image4.jpg

Rafaela Oliveira Ludolf da Silva

Conselho Fiscal

Internacionalista, Especialista em Gestão de Projetos (FGV), Mestre e cursando o Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano (Unifacs). Coordenadora da Cátedra Sérgio Viera de Mello - ACNUR / Unifacs e também do Centro de Serviços ao Migrante. Professora no curso de graduação em Relações Internacionais da Unifacs. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em "Política e Epistemes"; atualmente pesquisando temas relacionados a Relações Internacionais; Direitos Humanos; Migrações e Refúgio. 

 

secretaria executiva

image3.png

Paulo Illes

Representante Externo da Organização para Uma Cidadania Universal - O.C.U, com sede em Paris, Coordenador da Rede Sem Fronteiras, Sócio Fundador e Presidente do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante - CDHIC, Sócio Fundador e Membro do Conselho da Diáspora Sem Fronteiras, Membro do Conselho Estadual da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Membro do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial de Migração (FSMM) e dos Fóruns Regionais de Migração: Europas e Américas. Foi coordenador de Políticas para Migrantes na Coordenadoria  de Políticas para Migrantes na Prefeitura de São Paulo. Em 2008, recebeu o Prêmio Jaime Wright de Promotores da Paz e dos  Direitos Humanos. Cursou História e Filosofia pela Faculdade Vicentina de Filosofia de Curitiba. 

16.jpg

Florencia Salmuni

Graduada em Relações Internacionais e Mestre em Ciências Sociais. Atua na sede da Rede Sem Fronteiras em São Paulo, no Brasil, e na área de relações internacionais do Centro de Direitos Humanos e Cidadania Imigrante (CDHIC) desde 2017.

image2.png

Beatriz Ventura

Cientista política pela Universidade de Brasília, com ênfase em Participação Política, principalmente no âmbito não institucional. Atuou com a comunidade migrante latino americana em Londres durante todo o processo do Brexit, e, desde 2021, compõe a equipe da Rede Sem Fronteiras. Possui interesse no desenvolvimento de projetos e políticas públicas voltados a participação política e governança migratória. 

 

VOLUNTARiES

image3.png

Rosana Bacron

Mestra em Ciências, Área Geografia Humana, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), com ênfase em Gênero, Migração e Política Pública. Especialista em Juventude e Políticas Públicas pela FESPSP. MBA em Administração e Gestão do Conhecimento (Uninter). Graduada em Psicologia (Universidade Braz Cubas). Há 20 anos atua na concepção, implantação e gestão de Projetos Sociais para os setores público e privado. Forte atuação em projetos que envolvem deslocamento involuntário de população no âmbito nacional brasileiro.

image5.png

Danielle Pires de Souza

Nascida em São Luís e itinerante quase a vida toda. Morou em Santo André, Blumenau, Coimbra, Lisboa e agora vive com a "casa nas costas" percorrendo o Brasil, especialmente a região norte e nordeste.

 

É advogada, formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC), pós-graduada em direitos humanos pela Universidade de Coimbra, especialista em impacto econômico da violência contra as mulheres, pela CLACSO e mestranda em direito internacional e relações internacionais na Universidade de Lisboa.

 

Após um percurso pelas "áreas tradicionais" do Direito, iniciou sua trajetória voltada para os movimentos sociais e organizações não governamentais. É cooperada fundadora e jurista da Cooperativa Rede Portuguesa de Cidades Interculturais (RPCI) em Lisboa, além de atualmente ser voluntária da Rede Sem Fronteiras no projeto "Cidades Solidárias".

 

Tem especial interesse pela área de gênero e suas interseccionalidades.

image1.png

Luciana Landgraf Castelo Branco

Mestra em Estudo Comparativo do Desenvolvimento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris, possui um M1 em Direitos Humanos e Ação Humanitária pela Sciences Po – Paris e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Com mais de oito anos de experiência em pesquisa acadêmica e trabalho de campo, atualmente se interessa por direitos humanos, justiça ambiental e alternativas ao modelo de desenvolvimento hegemônico.

image6.png

Jéssica Cunha de Medeiros

Antropóloga e Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharela em Ciências Sociais com área de concentração em Antropologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Integrante do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (LEME). Foi aluna bolsista do PET – Antropologia (Programa de Educação Tutorial) e estudante PIVIC entre os anos de 2012 – 2013, quando fez um levantamento das comunidades ciganas na Paraíba. Atualmente, é participante do Grupo de Estudo sobre Ciganos (GEC), integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Etnicidade (NEPE). Dedica-se a pesquisas de populações Ciganas, pessoas migrantes e refugiadas, assim como em situação de vulnerabilidade social e política, relacionadas a questões sobre identidade, raça e demandas sociais, pensando as novas etnias e a perspectiva antropológica. Pesquisadora da Rede Sem Fronteiras e Consultora de Antropologia Aplicada pela Marins Associates & Internacional Attorneys at Law.

image4.png

Clara Piazza

Antropóloga e Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharela em Ciências Sociais com área de concentração em Antropologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Integrante do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (LEME). Foi aluna bolsista do PET – Antropologia (Programa de Educação Tutorial) e estudante PIVIC entre os anos de 2012 – 2013, quando fez um levantamento das comunidades ciganas na Paraíba. Atualmente, é participante do Grupo de Estudo sobre Ciganos (GEC), integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Etnicidade (NEPE). Dedica-se a pesquisas de populações Ciganas, pessoas migrantes e refugiadas, assim como em situação de vulnerabilidade social e política, relacionadas a questões sobre identidade, raça e demandas sociais, pensando as novas etnias e a perspectiva antropológica. Pesquisadora da Rede Sem Fronteiras e Consultora de Antropologia Aplicada pela Marins Associates & Internacional Attorneys at Law.

image7.jpg

Mary Jaqueline Restrepo Díez

Formada em Belas Artes pela Universidade Nacional da Colômbia, 2003. Fez os cursos de pós-graduação em Hermenêutica Literária na Universidade Eafit, Colômbia, 2005; e Mídia, Informação e Cultura na Universidade de São Paulo, 2017; e o mestrado em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidade da Cantábria, 2020. Atualmente trabalha como professora de espanhol, e frequenta o doutoramento de investigação avançada em Língua e Literatura na Universidade de Salamanca. Tem trabalhado ainda como voluntária em organizações pró-migração, como na ONG Salamanca Acoge e na Rede Sem Fronteiras. Para além da literatura adora a fotografia.

image6.png

Libertad Valentina Garcia

Venezuelana residente no Brasil desde 2017. Libertad é tradutora, intérprete e professora de espanhol em São Paulo. Fluente em espanhol, português e inglês, é amante das causas humanitárias e de novos conhecimentos.

image4.png

Letícia Diniz Nogueira

Mestra em Integração Contemporânea no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora na área de Economia Política Internacional, América Latina, Direitos Humanos e Relações Internacionais. Realizou intercâmbio acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidad Autonoma del Estado de Hidalgo (UAEH- México).

image5.png

Tali Pires de Almeida

Graduada em Ciências Sociais (2007), mestre em Integração da América Latina (2013) e doutoranda em Sociologia na Universidade de São Paulo (USP).  Tem experiência nas áreas de migração internacional, gênero e mundo do trabalho. Atua com gestão de projetos, assessoria política sindical e internacional.

17.jpg

Fabiane Cristina Silva Mesquita

Mestra e doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora na área de políticas públicas sociais e migração internacional com enfoque de gênero nos países do Mercosul.

Hendy Ferreira

Hendy Ferreira Ribeiro Pinto

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e hoje mestranda na Sciences Po Grenoble na França, no curso de Políticas e Práticas de Organizações Internacionais, através de uma bolsa de excelência concedida pela Universidade Grenoble Alpes (UGA). Tem interesse pelas áreas de Direitos Humanos, Política Internacional e desenvolvimento social e econômico do Sul Global.

 

VOLUNTARiES de anos anteriores

Bertille Paquet

Fabiane Mesquita

Marcela França da Costa

Mariana Martins Silva

Vivianne Rodrigues Chagas

Willemjan Vandenplas