Artboard 33 copy.png
Artboard 50.png

NOSSAS AÇÕES

Promovemos a articulação e o intercâmbio entre a sociedade civil organizada, instituições acadêmicas e governos locais, com o foco na defesa e na promoção dos direitos das pessoas migrantes e refugiadas.

Em suas ações, a Rede Sem Fronteiras coordena e participa de espaços de cooperação, reflexão e de decisão que contribuem com a construção de políticas alternativas de governança migratória e com a articulação da diáspora latino americana, num espírito de cooperação entre os povos, de desenvolvimento sustentável e de superação de assimetrias.

Imagem de cartaz com homem negro com a frase "a terra é de todos, estrangeiro é só palavra"
Artboard 58.png

onde atuamos

Artboard 54.png

Comitês e comissões técnicas

Artboard 55.png

Alianças e articulações

Artboard 56.png

Monitoramento de políticas públicas

Artboard 57.png

Projetos, campanhas e mobilizações

Prancheta 12.png

como atuamos

A Rede Sem Fronteiras promove a articulação e o intercâmbio entre a sociedade civil organizada, instituições acadêmicas e governos locais, com o foco na defesa e na promoção dos direitos das pessoas migrantes e refugiadas.

cuidar

comissões e instâncias participativas

articular

local, regional e internacional

agir

organização institucional, campanhas, agenda política

Artboard 60.png

cuidar

A Rede Sem Fronteiras busca garantir a participação dos membros nos processos de discussão e decisão de forma transversal.

Comissão de Participação para representar e participar a Rede Sem Fronteiras em fóruns e espaços de articulação, munindo de informação, buscando de parcerias estratégicas. 

 

Comissão de saberes e pesquisa, processos coletivos, processos de reflexão e formação constante sobre os processos e desafios das migrações a nível local, regional e global.

 

Comissão política apoio à secretaria técnica nas tomadas de decisões e posicionamentos.

 

Criar uma Frente Parlamentar Internacional Mista sob o lema #MigrarComDireitos para a construção de uma base parlamentar internacional comprometida com o debate e com as políticas de migração.

Em Novembro de 2021, a Rede Sem Fronteiras deu início ao Ampliando as Redes de Cidades Solidárias, que visa a criação de cidades solidárias através da coleta de boas práticas e promoção de redes entre essas cidades, com base em 4 princípios fundamentais: interculturalidade, transversalidade, protagonismo migrante (participação) e sustentabilidade. O projeto está sendo realizado em três cidades latino americanas, Cuiabá e Recife no Brasil, e, Catamarca, Argentina. Confira mais informações no resumo executivo, disponível em português, espanhol e inglês.

Resumo executivo

Executive summary

Resumen ejecutivo

 
Artboard 61.png

articular

Atuação desde as bases e com as bases por uma agenda compartilhada, interseccional e retroalimentada periodicamente entre as organizações membros as alianças estratégicas por um posicionamento conjunto.

➔ ARTICULAÇÃO DE AÇÕES COM GOVERNOS E ORGANISMOS MULTILATERAIS

Articulação das ações e lutas locais a uma agenda de discussão e incidência por nos modelos de governanças das migrações. 

ARTICULAÇÃO DE AÇÕES INTERNACIONAIS E MUNDIAIS

 

➔ ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS 

Articulação das ações e lutas locais a uma estratégia global de movimento social.

 
Artboard 62.png

AGIR

AÇÕES DE TRANSFORMAÇÃO E DE EMERGÊNCIA

#RegularizaçãoJá  SAIBA MAIS

#DireitoDeRetorno 

#MigrarComDireitos 

#RendaUniversal 

#NoXenofofia 

#NoDiscriminacion 

#ViviendaDigna 

#HambreZero

#NoViolenciaDomestica 

#NoViolenciaPolicial

FRENTE INSTITUCIONAL 

Funcionamento da rede; 

Busca de projetos de sustentabilidade; 

Construção de redes de diálogo; 

Parcerias; 

Uso das ferramentas de comunicação; 

Produção de boletim informativo trimestral.