Buscar
  • Rede sem Fronteiras

5º Aniversário da política de acolhimento e participação dos migrantes

5o Aniversário da política de acolhimento e participação dos migrantes: Um diálogo entre o Brasil e a França sobre políticas migratórias alternativas


No contexto do Dia Mundial do Migrante, a O.C.U. destacou as experiências que inspiraram o seu trabalho e levaram ao lançamento da Aliança das Migrações. Este é particularmente o caso da cidade de São Paulo, no Brasil, com uma população de 600.000 imigrantes num território de cerca de 12,3 milhões de habitantes, que celebra o quinto aniversário da institucionalização da sua política local.


São Paulo foi a primeira cidade no Brasil a ter uma legislação co-construída entre o governo local e a sociedade civil, definindo o papel da cidade no acolhimento e integração das pessoas migrantes.

O que podem as outras cidades aprender com esta lei municipal? Como reforçar as políticas alternativas face à retirada, repressão e criminalização levadas a cabo pela maioria dos Estados da Europa e América? Quão importante é para as cidades construir políticas locais em coordenação com os actores da sociedade civil?

Com interpretação em português, espanhol e francês, essas foram algumas das questões debatidas no último dia 17 de dezembro nesse evento internacional.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo