por Paulo Illes
Política migratória nos governos Lula e Dilma, um legado em construção
Com o terceiro mandato do presidente Lula, a partir de janeiro de 2023 o Brasil terá a oportunidade de retomar as políticas migratórias desenvolvidas durante os governos do PT e que foram abandonadas na gestão do presidente Bolsonaro - e avançar ainda mais. Podemos nos tornar um modelo para o mundo ao mostrar que é possível mudar paradigmas e construir uma política de migração pautada na solidariedade, na participação social, na cidadania e na firme defesa dos direitos humanos.
Confira o artigo completo aqui.
Pelo que pude perceber tanto no artigo de Paulo Illes como na contribuição enviada à Equipe de Transição o que está em questão são as políticas públicas dirigidas aos Imigrantes no Brasil.
Nada contra e são ótimas sugestões. Mas em relação aos 4 milhões de brasileiros a residir no Exterior quase nada se sugere. Nem o que existia de institucional na relação com a emigração brasileira no mundo é lembrado.
Espero que haja oportunidade da nossa voz chegar de forma organizada a quem de direito no Governo de Transição e principalmente no Governo de Lula.
Carlos Vianna, ex-presidente da Casa do Brasil de Lisboa